Por favor, gire seu dispositivo para a posição vertical para continuar navegando.

As principais mudanças no Instagram (talvez as maiores de 2019)


Por em julho de 2019

Hoje estamos comunicando algumas mudanças no Instagram, por que sabemos que para grande parte de nossos clientes e para as mídias digitais em geral, esta é uma rede social de muita relevância.

Redução da atividade considerada não autêntica

(Reprodução: instagram-press.com)

Em novembro de 2018 o Instagram iniciou uma varredura em algumas contas para remover Curtidas, Seguidores e Comentários provenientes de aplicativos de terceiros ou que contam com ferramentas externas para potencializar o crescimento.

Este ano, esta medida chegou no Brasil com maior impacto e começa a atingir as contas de forma mais perceptível.

Afim de manter a qualidade e assertividade das ações que realizamos com nossos clientes, além de seguir as Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso do Instagram, descontinuamos o uso de ferramentas como GrowSocial ou similares que ajudavam na captura e crescimento de seguidores qualificados e segmentados para os perfis de Instagram.

 

Comprometimento em combater o Bullying Online

(Reprodução: instagram-press.com)

 

O bullying online é uma questão complexa. A alguns anos o Instagram vem utilizando inteligência artificial para detectar este tipo de conteúdo inadequado na plataforma, em comentários, fotos e vídeos e tomar algumas medidas para combate-los.

Em Julho de 2019 eles começaram a liberar uma nova funcionalidade baseada em IA que permite uma intervenção ao usuário que publicar alguma interação considerada ofensiva. Esta notificação ajudará os usuários a repensar se aquele conteúdo de fato deveria ser publicado e encoraja-las muitas vezes cuidarem da sua própria vida, a desistir de criticar o amiguinho.

Esta funcionalidade sem dúvidas ajudará a plataforma a se tornar um lugar melhor e colaborar na saúde mental dos usuários, que vem utilizando cada vez mais o Insta.

 

 

 

Ocultação de Curtidas para “reduzir a pressão” nos usuários

No início de maio/19 o Instagram anunciou na conferência F8 developer que começaria a testar a nova funcionalidade de esconder o contador público de curtidas em vídeos e fotos. O teste começou no Canadá e na metade de julho foi anunciada a expansão para mais 6 países, incluindo o Brasil. (Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia são os demais impactados).

 

(Reprodução: theverge.com)

Esta medida prejudica a principal forma de “colocar valor” no conteúdo publicado pelos usuários, pois as curtidas eram até então a maneira de referenciar e mensurar a qualidade do que é postado pelas marcas e pessoas na plataforma.

Porém, pelo lado positivo a remoção das curtidas incentiva os usuários a publicarem o que realmente gostam, diminuindo a estratégia de clickbait, imagens e vídeos focados em conquistar “likes” e transforma o Instagram em uma rede social com conteúdo ainda mais pessoal e autêntica.

Para nós, é muito importante ver essas mudanças no Instagram e a preocupação da plataforma em melhorar o conteúdo dos usuários, ajudar e colaborar na saúde mental de quem a utiliza, além de torna-la um ambiente mais agradável para passarmos nosso tempo e divulgarmos nossas marcas.

E você, ainda não utiliza o Instagram com todo o seu potencial? Converse com a gente. Não fique de fora.

CXO / Diretor de Produção

Gestor de Metodologias e Processos na Creative Hut; Entusiasta DevOps e fã de ferramentas de deploy e versionamento; Desenvolvedor Front-end senior e especialista em interfaces, criando maravilhas e construindo temas, plugins e integrações em WordPress desde 2010; Especialista em SEO certificado pelo Google e mercadólogo autodidata a mais de 7 anos.