Você já conhece este teste de perfil baseado em arquétipos?
As perguntas traçarão seu perfil comportamental e irão ajuda-lo a identificar suas formas de agir permitindo que você visualize estas características com mais facilidade. O teste baseia-se num modelo com quatro tipos arquétipos conceituados por Moore e Gillete em sua obra “Rei, guerreiro, mago, amante: a redescoberta dos arquétipos (1993)”.
Escolha um local tranquilo, relaxe e deixe sua mente ficar serena.
Responda as questões a seguir sempre com a alternativa que você se identifica mais. Considere a situação real, o seu aqui e agora. Não há respostas “certas” ou “erradas”.
Obrigado e esperamos que goste do resultado!
A situação com a qual mais me identifico é:
Considero que realizo minha missão pessoal quando:
Fico feliz quando:
Encontro grande satisfação quando:
Um aspecto de meu desempenho que gosto muito é quando:
Os temores que tenho são principalmente devidos a:
Acho que meu desempenho é ruim quando:
Considero que sou mais eficaz quando:
Eu exagero (e isto é ruim) quando:
Como características pessoais eu sou:
Os apelidos que melhor me identificam são:
Eu sofro quando:
Os meus horários são:
Uma prece que me caracteriza muito bem é:
O provérbio que melhor me identifica é:
O comportamento que melhor me identifica é:
Dou preferência a atividades em que eu possa...
Meu local de trabalho está geralmente:
Minhas qualidades principais são:
Nas minhas atividades uso mais:
Quem é você?
O Guerreiro
Os guerreiros são voltados ao curto prazo, são diretos e mais “secos” nos relacionamentos e se baseiam muito na razão e lógica. Tem excitabilidade e energias altas. Isso significa que os guerreiros são ótimos para realizar metas. São os “tocadores” e “fazedores”, dentro desta característica os guerreiros têm a tendência ao estresse, sendo workaholics.
Os guerreiros têm o foco no presente, no “aqui e agora”, sendo tão voltados às suas tarefas, que tendem a ter dificuldades maiores nos relacionamentos, percebendo que muita ênfase nos relacionamentos é perda de tempo. São vistos, por isso, como excessivamente diretos, secos e até grossos. São mobilizados pelos órgãos dos sentidos: gostam das coisas materiais que possam tocar, pesar, avaliar, cheirar, medir. Tudo o que não se encaixa nesses critérios sensoriais de perceber o mundo é visto por eles com desconfiança.
Quem é você?
O Rei
O tipo rei é mais voltado ao longo prazo, tem excitabilidade alta e energia baixa. Isso significa que são ótimos indicadores e empreendedores, mas sua grande dificuldade é terminar o que começam. Os reis têm uma visão do tempo mais a longo prazo, situando-se mais no futuro do que no presente. Adoram ser o foco das atenções e gostam de pessoas ao seu lado, principalmente se elas estiverem aplaudindo.
O rei usa muito seu lado intuitivo, percebendo claramente o sistema como um todo, por isso o rei está sempre em busca de novidades, bastante irrequieto com o estado atual das coisas, quer sempre trazer modificações. O rei, quando já se trabalhou em um processo de conscientização e crescimento pessoal, torna-se um “rei cinco estrelas”, tendo o papel de preservar a vida e abundância. Se, pelo contrário, exagera e enfatiza com excesso de foco a energia, torna-se um “rei cinco cruzes”, tendo um comportamento infantilizado, indo do extremo da tirania a covardia.
Quem é você?
O Mago
Os indivíduos do tipo mago são perfeccionistas, meticulosos, organizados, persistentes, críticos, disciplinados, sérios. Eles têm a energia Yin, se ajustam ao mundo, são mais voltados ao curto prazo, são diretos e secos nos relacionamentos. O mago é o oposto do rei: tem muita energia e baixa excitabilidade. Os magos são ótimos para estruturar e organizar as coisas. São metódicos e tendem ao perfeccionismo. Levam suas tarefas até o fim.
Sua visão é de curto prazo. São voltados a colocar ordem nas coisas. São amáveis, mais formais, e relativamente secos nos relacionamentos. Tendem a se isolar, curtindo mais seus momentos de análise que muitos contatos sociais ou festas. Adoram estar certos e tem muito prazer em resolver problemas difíceis e complexos. O mago, quando já se trabalhou em um processo de conscientização e crescimento pessoal, torna-se um possuidor de sabedoria e poder de discernimento, bom senso e clareza de pensamento.
Quem é você?
O Amante
Os indivíduos do tipo amante são cordiais, ponderados, respeitadores, amáveis, harmonizadores, compreensivos e bons ouvintes. Ajustam-se ao mundo, voltados ao longo prazo, são ótimos nos relacionamentos e perfeitos para construir e manter equipes. Pouco metódicos, mas dão um enorme foco às relações.
O desafio de compreender a diversidade humana e aprender a conviver com ela está na ordem do dia das organizações. Os gestores começaram a se dar conta de que trabalhar com equipes mistas pode ser mais eficaz e produtivo do que unir pessoas de comportamento semelhante. É por isso que as empresas estão cada vez mais preocupadas em identificar não só as competências técnicas, mas também as diferenças individuais ainda no processo de seleção.
Please share this quiz to view your results .