Por favor, gire seu dispositivo para a posição vertical para continuar navegando.

5 formatos de conteúdo para aumentar o engajamento

Por em junho de 2018

Você já teve o prazer de ver uma publicação sua bombando de compartilhamento e engajamento? Ter pessoas interagindo com suas publicações torna sua marca conhecida e em muitas vezes o torna referência em alguma área específica, trazendo a longo prazo um número maior de leads e conversão em vendas. Claro que para você alcançar um bom desempenho em seus posts, além de muitas tentativas, é necessário conhecimento sobre o seu público alvo e uma estratégia bem elaborada com base em seus objetivos, e principalmente um conteúdo assertivo.

Independentemente se você pretende trabalhar com conteúdo institucional, promoções ou relacionamento, existem formatos de conteúdos que chamam a atenção e emocionam o seguidor, desde que bem pensados e elaborados, é claro.

Veja abaixo as 5 dicas para criar conteúdo de qualidade e aumentar o engajamento de seu perfil nas redes sociais.

1. Interação e diálogo

Publicações que instigam o público a responder ou a comentar podem ajudar a movimentar suas redes sociais.

Algumas maneiras de criar um conteúdo interativo são: Jogos de adivinhação ou inteligência, desafios para as pessoas fazerem em casa, perguntas de conhecimento sobre algum assunto relacionado a um produto ou serviço de sua empresa, sugerir para marcar amigos que se identificam com a imagem ou assunto da publicação.

2. Bastidores

Mostrar ao seu seguidor algo interessante que esteja acontecendo na sua empresa faz com que ele se interesse pelo conteúdo.

A foto de uma nova máquina de trabalho, uma novidade na decoração da empresa, um novo funcionário, um novo cliente, uma reunião importante, um serviço ou produto entregue e um vídeo mostrando o cotidiano do trabalho ou alguma decisão estratégica sendo tomada podem aguçar a curiosidade do público alvo.

3. Promoção

Trabalhar constantemente com promoções pode desvalorizar sua marca, mas fazer campanhas sazonais para chamar a atenção do cliente para um determinado produto ou serviço pode funcionar para atrair o consumidor. Sorteios bem feitos e executados, cupons de desconto, clube de benefícios, preços diferenciados ou sugerir interações com amigos costumam funcionar bem.

4. Propósito em comum e histórias

Publicar conteúdo de interesse do seu público alvo é fundamental para o engajamento da sua página, em qualquer rede social. Contar histórias, seja através de texto, imagem ou vídeo, de pessoas relacionadas a sua área de atuação ou da própria empresa pode gerar identificação do seu público. Artigos bem escritos, testes de conhecimentos, novidades da área ou até mesmo oportunidades que sejam de interesse do seu público trazem eles para perto afim de acompanhar sua página com mais frequência.

5. Marketing de oportunidades

Aproveitar oportunidades de assuntos em pauta, ou algum acontecimento que está gerando comentários pode ser uma boa oportunidade de gerar buzz, mas cuidado, muitas vezes é necessário se posicionar, e dependendo do nível de polêmica do assunto você pode se comprometer e entrar em uma crise. Usar o momento e adaptar memes que estão em alta para divulgar alguma novidade ou criar publicações descontraídas para datas sazonais e feriados também são boas maneiras de conseguir engajamento.

É importante que se tenha em mente, que dependendo de qual é o seu negócio, a frequência de suas publicações podem mudar, por isso é importante determinar seus objetivos e entender bem o que o seu público quer consumir, para que você possa publicar realmente apenas o que é de interesse das pessoas, tomando cuidado para não cansar seus seguidores com muitos conteúdos e também se preocupando em manter uma periodicidade mínima de publicações para que você mantenha seguidores interessados.

Existem também algumas ferramentas das redes sociais que podem ser aproveitadas para melhorar o alcance de suas publicações. Clique aqui e veja os 5 recursos para propagar e engajar sua marca nas redes sociais sem investimento.

CMO / Diretor de Criação

Diretor de Criação responsável pelo direcionamento das campanhas e qualidade de todas as artes e textos criados na Creative Hut, também gerencia o setor de Marketing Digital, onde é responsável pelas estratégias e ações em redes sociais.

Vamos conversar agora?