Por favor, gire seu dispositivo para a posição vertical para continuar navegando.

5 dicas para aumentar o tráfego do Google Discover


Por em julho de 2023

O Google Discover é uma ferramenta poderosa para aumentar o tráfego do seu site e atrair mais visitantes qualificados. Com o Discover, você pode alcançar um público mais amplo e direcionar o tráfego para o seu conteúdo de forma eficaz. No entanto, para aproveitar ao máximo essa plataforma, é importante implementar estratégias específicas. Neste artigo, compartilharemos cinco dicas para aumentar o tráfego do Google Discover.

1. Maximize a visibilidade do seu conteúdo

A primeira dica é maximizar a visibilidade do seu conteúdo. Certifique-se de que suas páginas estejam otimizadas para dispositivos móveis, pois a maioria dos usuários do Google Discover acessa a plataforma por meio de seus smartphones. Além disso, melhore a velocidade de carregamento do seu site, pois o Discover prioriza o conteúdo que é rápido e eficiente. Também é importante garantir que suas postagens sejam indexadas corretamente, usando sitemaps XML e estruturando seu conteúdo com metadados apropriados. Por último e não menos importante: lembre-se que o Discover apresenta conteúdo baseado nos interesses (veremos mais nas próximas dicas como otimizar este fator) e localização do usuário. Ou seja, termos e assuntos relacionados a regiões específicas podem ganhar mais visibilidade e liderar no tráfego rapidamente naquela localização. 

2. Otimize suas palavras-chave estrategicamente

Em segundo lugar, otimize as palavras-chave estrategicamente. Faça uma pesquisa detalhada de palavras-chave relevantes para o nicho do conteúdo produzido e incorpore-as no texto de forma natural. Ao escolher palavras-chave, leve em consideração os termos de pesquisa que os usuários provavelmente usariam ao procurar informações relacionadas ao seu conteúdo. Inclua essas palavras-chave no título, nos subtítulos e no corpo do texto. Considere também produzir conteúdo focado em assuntos que estão em alta. Utilizando ferramentas como Google Trends, Twitter Trend Topics e semelhantes, você terá mais facilidade de acertar o que seu público está interessado no momento. Assim você aumentará suas chances de ser encontrado e classificado mais alto nos resultados do Google Discover.

3. Crie títulos atraentes que se destaquem

O terceiro passo é criar títulos atraentes que se destaquem. O Google Discover exibe uma série de postagens em um único feed, competindo pela atenção dos usuários. Para se destacar, seu título precisa ser cativante e despertar o interesse do leitor. Use palavras-chave relevantes, seja claro e conciso, e crie um senso de urgência ou curiosidade. Além disso, evite títulos enganosos ou sensacionalistas, pois isso pode prejudicar sua reputação e levar os usuários a abandonar seu conteúdo. Você não vai querer ser denunciado com frequência e perder score do seu domínio, né?

4. Utilize imagens cativantes para atrair a atenção dos leitores

Por fim, utilize imagens cativantes para atrair a atenção dos leitores. O Google Discover é visualmente orientado e as imagens têm um papel importante na decisão dos usuários de clicar em um conteúdo. Certifique-se de que suas imagens sejam relevantes e de alta qualidade. Use títulos e descrições alternativas para otimizar suas imagens para pesquisa e inclua-as em seu sitemap XML. Ao investir em imagens atraentes, você terá mais chances de se destacar entre as outras postagens no Discover e aumentar seu tráfego.

5. Mantenha-se atualizado com as tendências do Google Discover

Mantenha-se atualizado com as tendências do Google Discover para aproveitar ao máximo essa plataforma. Esteja atento às mudanças nas diretrizes do Google e adapte sua estratégia de acordo. Além disso, acompanhe e use o Discover para saber o que está em alta e ajuste seu conteúdo para abordar essas tendências. Isso aumentará suas chances de ser apresentado aos usuários e melhorará seu desempenho no Discover.

Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para aumentar seu tráfego no Google Discover. Lembre-se sempre de otimizar seu conteúdo, escolher palavras-chave estrategicamente, criar títulos atraentes, despertar o interesse dos usuários com descrições persuasivas e estar atualizado com as tendências do Discover. Ao implementar essas estratégias, mensure através do Google Search Console e Google Analytics (acessos diretos) os seus resultados.

CXO / Diretor de Experiência

Gestor de Metodologias e Processos na Creative Hut; Entusiasta DevOps e fã de ferramentas de deploy e versionamento; Desenvolvedor Front-end senior e especialista em interfaces, criando maravilhas e construindo temas, plugins e integrações em WordPress desde 2010; Especialista em SEO certificado pelo Google e mercadólogo autodidata a mais de 7 anos.