Por favor, gire seu dispositivo para a posição vertical para continuar navegando.

4 ferramentas gratuitas para fazer Growth Hacking no marketing digital


Por em maio de 2018

A evolução da tecnologia trouxe um novo nível de conhecimento e tomada de decisão no mercado. A internet e as redes sociais mudaram a forma do consumidor interagir com as empresas, bem como a informação on demand nos torna cada vez mais especialistas sobre os produtos e serviços que consumimos. O momento de decisão de compra vem alternando a mais de duas décadas e a forma de vender e se relacionar com seus clientes precisa se adaptar a isso. Por isso, as ferramentas gratuitas são peça chave para produzir conteúdo com mais agilidade e garantir que seu negócio siga o rítmo do mercado.

Hoje falo sobre como extrair e usufruir do mundo digital para ter mais resultados no seu negócio.

Quero te apresentar algumas ferramentas gratuitas e compartilhar com você um pouco da prática do Marketing Digital, abrindo oportunidades inovadoras de relacionamento com o cliente, novas formas de anunciar e fazer publicidade e até mesmo conceber produtos.

1. Canva – Crie peças para redes sociais sem Photoshop

O Canva é sensacional. Apesar de termos uma equipe criativa destinada a criação de peças digitais, em momentos oportunos, nossos social media já usaram o Canva.

Com a ideia de agilizar o processo de criação e mesmo assim entregar um resultado de alta qualidade, o Canva é uma ferramenta de criação online. Você escolhe o tipo de mídia que vai entregar o conteúdo e ele te apresenta um “Canvas” prontinho, na dimensão e qualidade exata para aquele objetivo final. Você pode criar o seu visual do zero, (com ferramentas mais simples do que o pacote Adobe, obviamente) ou escolher em uma grande biblioteca de visuais pré definidos para editar e customizar.  Crie desde memes, até folders institucionais com ajuda de designers do mundo todo, com imagens de alta qualidade (gratuitas ou pagas) e tenha um resultado final de qualidade com menor custo, é claro, se você tiver bom gosto e algum conhecimento.

2. MailChimp – Crie uma relação com seu cliente

A plataforma mais famosa de envio de e-mail marketing do mundo.

No nosso dia a dia utilizamos o MailChimp como principal forma de relacionamento com os clientes através de e-mail. A equipe criativa consegue construir as peças diretamente na plataforma, o que nos proporciona muito mais agilidade. Há também grande possibilidade de automações, integrações com sites (principalmente em WordPress) e a facilidade de criar formulários de inscrição/ landing pages em segundos tornam esta ferramenta a melhor parceira para interagir, captar e nutrir leads e clientes.

O MailChimp oferece uma versão gratuita, com algumas limitações de funcionalidades, porém mais do que suficiente para muitos negócios (grátis até 2.000 e-mails inscritos e 12.000 disparos por mês). Mas com certeza os pacotes mais baratos valem muito apena pois ja oferecem acesso a tudo que você vai precisar, variando o custo apenas de acordo com a quantidade de e-mails da sua base.

3. Tawk.to – Chat online quebra barreiras

Chat online talvez seja hoje a ferramenta mais importante para ter no seu site.

Levando em consideração a máxima: o usuário está sempre propenso a resolver o que precisa ser resolvido pelo canal de comunicação que escolhe; Se o cliente entra no seu site e precisa ser direcionado para o Twitter, ou para o Facebook, ou pior ainda, fazer uma ligação para resolver algo ou tirar uma dúvida pode ter certeza que há uma barreira da qual você já podia ter se livrado.

O Tawk.to é totalmente gratuito, conta com app para celular e para todos os sistemas operacionais. A maioria dos sites que desenvolvemos sai do forno com ele instalado e configurado. Além de um painel bastante completo e intuitivo é muito rápido de configurar. É claro que aqui, fazemos integrações completas do chat, botões de ação, parametrização para anúncios (pixel de conversão ao iniciar uma conversa, por exemplo) mas para que está começando existe até um plugin para WordPress de integração dele.

4. Hotmart – Vender online não é tão dificil assim

Vender online é sempre uma barreira enfrentada, sempre falta recurso ou a coisa “trava” na hora de decidir a plataforma.

O Hotmart existe desde o princípio das metodologias de funil de vendas, é uma forma rápida e relativamente barata (cerca de 10% do valor do produto fica pra plataforma) para vender online com os principais métodos de pagamento do mercado. Você não precisa instalar nada no seu site, basta configurar sua conta, inserir seu produto na plataforma e criar um botão “Comprar” no seu site com o link para o Hotmart. Lá dentro o cliente finaliza a compra com segurança de ponta e recebe todas as notificações e informações necessárias configuradas por você. Além disso, eles ainda trazem recursos exclusivos para venda de cursos online, com ambiente dedicado ao aluno e uma rede de afiliados gigantesca onde seu produto será divulgado automaticamente . É uma boa solução para vender rapidamente na web com qualidade.

Agora que você está animado para começar a usar estas ferramentas, é importante saber que cada vez mais o consumidor é exigente, “entendedor” e saturado de informação, portanto, proporcionar a decisão de compra não é mais uma tarefa exclusiva do produto ou de onde, ou como ele é vendido.

Na nova guerra de marcas e supérfluos, o CRM (gestão de relacionamento com o cliente) se tornou uma arma extremamente valiosa por construir relações fiéis entre empresas e consumidores, ampliando as possibilidades dos empreendedores conhecerem o comportamento e os desejos do cliente para conceber estratégias de venda mais inteligentes e efetivas. Porém essas análises e os métodos de operacionalizá-las vêm se tornando cada vez mais complexos, da mesma forma que os consumidores.

Não vou me estender sobre as metodologias que são utilizadas nestes novos modelos de Marketing, pois para apresenta-las precisaríamos de uma imersão muito maior do que fizemos. Porém, acredito que a principal dificuldade das empresas atualmente é estar capacitada para usar as ferramentas que temos disponíveis e conseguir vender online independentemente do modelo de vendas que está utilizando.

Operacionalizar as ideias e estratégias de forma ágil e assertiva é muito mais importante do que elabora-las.

CXO / Diretor de Experiência

Gestor de Metodologias e Processos na Creative Hut; Entusiasta DevOps e fã de ferramentas de deploy e versionamento; Desenvolvedor Front-end senior e especialista em interfaces, criando maravilhas e construindo temas, plugins e integrações em WordPress desde 2010; Especialista em SEO certificado pelo Google e mercadólogo autodidata a mais de 7 anos.