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5 recursos para propagar seu conteúdo nas redes sociais sem investimento


Por em junho de 2018

Se você já passou horas pensando em um conteúdo e depois que postou ficou frustrado por causa do baixo alcance, este post é para você.

A expectativa nas redes sociais é sempre de expandir a visibilidade através de conteúdos, postagens e captação de leads, porém muitas pessoas ainda são resistentes a investir dinheiro nestas mídias, e na maioria das vezes acabam desistindo de se inserir nos meios digitais pelo baixo alcance de suas publicações. Sabemos que o investimento em anúncios é importantíssimo para propagação da marca nas redes sociais, mas existem alguns recursos que podem ser utilizados sem investimentos e que podem almentar o alcance orgânico da sua página ou perfil.

Separei 5 maneiras de criar visibilidade e conseguir engajamento nas suas publicações sem precisar gastar 1 centavo.

1. Stories

Você pode usar o stories através de várias redes sociais, como por exemplo, Snapchat, Instagram, Facebook e WhatsApp.

Poderíamos ficar horas falando desta ferramenta, que com mais de 200 mil usuários por dia está ganhando proporções enormes nas redes sociais. Sua função é publicar posts temporários por 24h, mas sua facilidade em conectar pessoas a momentos marcantes tem feito sucesso entre as empresas, principalmente pelo fato de que ainda é muito usado para conteúdo pessoal, e por este motivo não está desgastado para o marketing. Usar este recurso de forma leve e descontraída é uma ótima maneira para divulgar palestras, eventos, curiosidades, bastidores, novidades e propagar sua marca gerando identificação com o público alvo.

Além disso, os recursos disponíveis são enormes e se você souber usar de maneira criativa, não precisa criar artes específicas. Filtros, figurinhas, stickers de localização, hashtags, efeitos de vídeos, textos e fundos coloridos vão deixar seus posts mais interessantes.

2. Hashtags

Twitter, Instagram e Facebook são as redes sociais que melhor funcionam o recurso da Hashtag.

As Hashtags (#) são muito utilizadas para identificar o tema do conteúdo de uma determinada publicação ou vídeo, através de um hiperlink que direciona para uma página com todos os conteúdos que usam aquela # específica.

O grande segredo deste recurso é saber utilizá-lo. Deve-se inserir palavras chaves que remetam ao conteúdo, e claro, revisar a ortografia. Escolher as hashtags certas é fundamental no alcance das suas publicações e aumento de seguidores, porém é preciso ficar atento, pois a maneira de usar e o comportamento dos usuários é bem diferente em cada rede social. No Instagram, utiliza-se mais de 6 hashtags em cada publicação, de acordo com o tema do post, e algumas são sugeridas pela plataforma por critério da popularidade, já no Twitter, devido ao número de caracteres limitados, usa-se 1 ou 2 por tweet, com temas referentes ao momento.

3. Transmissões ao vivo

As lives podem ser transmitidas através do Youtube, Facebook e Stories do Instagram.

As transmissões ao vivo estão revolucionando a forma de comunicação de Empresas e Personas. O engajamento neste tipo de vídeo é 10 vezes maior do que os gravados. Transmitir ao vivo é uma ótima maneira de se conectar ao seu cliente ou prospect, seja através de um relacionamento com tira dúvidas, dicas, anúncio de novidades, notícias, jogos e dinâmicas online, ou de uma prospecção com webinar, captação de leads, aulas ou promoções relâmpago.

É importante, antes de começar a fazer lives, analisar suas redes sociais e criar um objetivo e também uma estratégia para alcançar estas metas traçadas. Manter esta prática exige uma periodicidade, uma data e hora específica, para que os usuários saibam o horário e dia exato e possam acompanhá-lo frequentemente. Se o seu conteúdo for de qualidade, condizente com a atividade de sua empresa e de interesse do seu público alvo, o engajamento e número de seguidores de sua página vai aumentar em questão de tempo.

4. Wifi vinculado ao check-in

Normalmente o uso do wi-fi através do check in é utilizado para o Facebook.

 

Uma das maneiras que mais dão certo de levar seus clientes para as suas redes sociais é associar o uso do sinal WiFi de seu estabelecimento ao check-in do Facebook, ou seja, para ter acesso ao sinal de internet o usuário precisa fazer Check-in na sua página do Facebook. Além de trazer um cliente para próximo de sua empresa, este recurso propaga sua página para aumentar seu número de likes.

5. Localização

Melhorar o recurso de localização do Google ajuda muito a busca orgânica.

Definir a localização de sua empresa no Google Maps ajuda a aumentar sua indexação orgânica nas pesquisas do Google, fazendo com que aumente o número de visitas em seu site. Este recurso é importante em todas as redes sociais, faz com que sua empresa seja pesquisada e conhecida também pelo endereço.

No Instagram em específico, marcar a localização nos posts é uma maneira eficaz de fazer com que a sua publicação seja achada em pesquisas com mais facilidade, aumentando assim a propagação e engajamento. Marque locais diferentes quando possível, cidade, bairro, rua, isso fará com que você seja encontrado mais vezes.


Comece a aplicar estes recursos em seu conteúdo nas redes sociais que tenho certeza que o seu engajamento vai aumentar.

É fundamental você saber que além de usar estes macetes, a qualidade do seu conteúdo é um fator importantíssimo para a saúde de sua marca e o seu respectivo alcance nas redes sociais, mesmo sem investimentos. É necessário identificar seu público alvo e criar publicações atraentes e que gere identificação e vontade de interagir.

Clique aqui e veja 5 dicas para criar conteúdo de qualidade e aumentar o engajamento.

CMO / Diretor de Criação

Diretor de Criação responsável pelo direcionamento das campanhas e qualidade de todas as artes e textos criados na Creative Hut, também gerencia o setor de Marketing Digital, onde é responsável pelas estratégias e ações em redes sociais.