Hoje estamos comunicando algumas mudanças no Instagram, por que sabemos que para grande parte de nossos clientes e para as mídias digitais em geral, esta é uma rede social de muita relevância.
Redução da atividade considerada não autêntica
Em novembro de 2018 o Instagram iniciou uma varredura em algumas contas para remover Curtidas, Seguidores e Comentários provenientes de aplicativos de terceiros ou que contam com ferramentas externas para potencializar o crescimento.
Este ano, esta medida chegou no Brasil com maior impacto e começa a atingir as contas de forma mais perceptível.
Afim de manter a qualidade e assertividade das ações que realizamos com nossos clientes, além de seguir as Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso do Instagram, descontinuamos o uso de ferramentas como GrowSocial ou similares que ajudavam na captura e crescimento de seguidores qualificados e segmentados para os perfis de Instagram.
Comprometimento em combater o Bullying Online
O bullying online é uma questão complexa. A alguns anos o Instagram vem utilizando inteligência artificial para detectar este tipo de conteúdo inadequado na plataforma, em comentários, fotos e vídeos e tomar algumas medidas para combate-los.
Em Julho de 2019 eles começaram a liberar uma nova funcionalidade baseada em IA que permite uma intervenção ao usuário que publicar alguma interação considerada ofensiva. Esta notificação ajudará os usuários a repensar se aquele conteúdo de fato deveria ser publicado e encoraja-las muitas vezes cuidarem da sua própria vida, a desistir de criticar o amiguinho.
Esta funcionalidade sem dúvidas ajudará a plataforma a se tornar um lugar melhor e colaborar na saúde mental dos usuários, que vem utilizando cada vez mais o Insta.
Ocultação de Curtidas para “reduzir a pressão” nos usuários
No início de maio/19 o Instagram anunciou na conferência F8 developer que começaria a testar a nova funcionalidade de esconder o contador público de curtidas em vídeos e fotos. O teste começou no Canadá e na metade de julho foi anunciada a expansão para mais 6 países, incluindo o Brasil. (Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia são os demais impactados).
Esta medida prejudica a principal forma de “colocar valor” no conteúdo publicado pelos usuários, pois as curtidas eram até então a maneira de referenciar e mensurar a qualidade do que é postado pelas marcas e pessoas na plataforma.
Porém, pelo lado positivo a remoção das curtidas incentiva os usuários a publicarem o que realmente gostam, diminuindo a estratégia de clickbait, imagens e vídeos focados em conquistar “likes” e transforma o Instagram em uma rede social com conteúdo ainda mais pessoal e autêntica.
Para nós, é muito importante ver essas mudanças no Instagram e a preocupação da plataforma em melhorar o conteúdo dos usuários, ajudar e colaborar na saúde mental de quem a utiliza, além de torna-la um ambiente mais agradável para passarmos nosso tempo e divulgarmos nossas marcas.
E você, ainda não utiliza o Instagram com todo o seu potencial? Converse com a gente. Não fique de fora.